segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CINEDUC ESTÁ FAZENDO 40 ANOS E REALIZA MAIS UMA MOSTRA SOBRE CINEMA E EDUCAÇÃO AQUI NO RIO DE JANEIRO. ACOMPANHEM E DIVULGUEM, POIS SERÁ UM EVENTO MUITO INTERESSANTE,ESPECIALMENTE PARA OS QUE TRABALHAM COM EDUCAÇÃO.

CINEDUCANDO MOSTRA PROFESSOR COMO PROTAGONISTA NA CAIXA CULTURAL RIO
Brasilia, 05 de Outubro de 2009
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 13 a 25 de outubro, a Mostra Cineducando, que coloca o papel da educação e do mestre em primeiro plano, por meio da exibição de 22 filmes, cujos roteiros têm o professor como foco principal. Haverá ainda debates e oficinas sobre o tema.

A programação da mostra passeia por filmes clássicos, como “O Anjo Azul”, de 1930, até o atualíssimo “Entre os Muros da Escola” (2007), aclamado em Cannes e reconhecido como um dos discursos mais contemporâneos sobre os problemas enfrentados pelos educadores. Além da exibição dos filmes, o evento conta com dois debates e uma oficina de capacitação de professores para uso das linguagens audiovisuais em sala de aula.

Do ensino primário ao universitário, passando por várias nacionalidades, a Mostra Cineducando apresenta, ainda, um panorama da representação social do professor na “tela grande” e abre espaço para reflexão sobre todo o imaginário construído acerca da figura do professor.

Resguardadas as diferenças socioculturais, na grande maioria dos filmes, o professor é sempre aquele que luta para que o aluno se expresse pelas diversas linguagens, seja atuante e tenha um posicionamento crítico diante do mundo. Não raramente, veremos nesses filmes professores fugindo do lugar-comum, abandonando o conteúdo programático e adotando novas metodologias, aproximando-se intensamente dos alunos, estabelecendo relações de amizade que vão além e lutando pelos seus alunos não apenas no espaço escolar.

Mas, afinal, o que garante o sucesso do processo de ensino-aprendizagem? Por que a queda da qualidade na educação é tida como um fenômeno mundial? De que maneira a visão que temos dos professores (ou da educação em si) é construída e quais são os caminhos da mudança? São essas e outras perguntas que serão analisadas e respondidas por meio dos 22 filmes, nos debates e na oficina.

DEBATES

MESA 1 – Cineducando?

Propomos uma discussão sobre a prática frequente, por parte do professorado (ensino fundamental, médio ou universitário), de usar o cinema apenas como ferramenta, suporte ou coadjuvante na educação, bem como pretendemos uma reflexão do que seria um processo de “cineducação”.

Márcia Leite é professora, mestre em educação, arquiteta, arte-educadora e psicopedagoga. Foi diretora de Tecnologia Educacional da TV Educativa e coordenadora do Projeto Salto para o Futuro, TV Escola. Atualmente, é diretora da Escola Oga Mitá – RJ e Gerente de Cultura do Departamento Nacional do SESC.

Valter Filé é professor-adjunto da UFRRJ/Instituto Multidisciplinar - Campus Nova Iguaçu-RJ e autor de livros sobre o uso das mídias na educação.

MESA 2 – O professor e o cinema

Apresentamos caminhos que estão sendo desenvolvidos por professores em sala de aula, com base numa abordagem do cinema (e dos meios audiovisuais em geral) como uma expressão artística e cultural, com toda a complexidade que práticas artísticas e culturais pressupõem.

Simone Monteiro é professora, mestre em educação, especialista em Alfabetização e em Mídiaeducação. Atua como assessora de Mídiaeducação da Coordenadoria de Educação e é gerente do Projeto “Rio, uma Cidade de Leitores”. É autora dos fascículos “Salas de Leitura” e “Mídiaeducação”, da série de atualização curricular Multieducação.

Cláudia Regina Ribeiro é jornalista, mestre em Tecnologia Educacional e professora do curso de Extensão: "Mídia e Educação: o audiovisual em sala de aula" (IACS/UFF), para professoras/es da rede pública.

OFICINA

Introdução à Linguagem Audiovisual
A oficina tem como objetivo oferecer aos professores informações e reflexões sobre a construção das linguagens audiovisuais, sobre o uso cotidiano desses meios na nossa sociedade e sua utilização em sala de aula, oportunizando o aprofundamento da leitura crítica das obras audiovisuais e do papel da educação no mundo contemporâneo.

PROGRAMAÇÃO

A extensa programação dos filmes da mostra “Cineducando”, incluindo dias e horários, pode ser conhecida pelos telefones abaixo informados.

Serviço
Mostra Cineducando
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro-RJ (Metrô: Estação Carioca)
Telefones: (21) 2544 4080/ 2544 1099
Datas: de 13 a 25 de outubro
Horários: De terça-feira a domingo, sessões às 15h, 17h30, 18h e 20h
Entrada: R$ 4,00 (inteira) R$ 2,00(meia) - Entrada Franca para professores e alunos
Classificação: Verificar a classificação indicativa na programação
Acesso para portadores de necessidades especiais.

Oficina Cineducando
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro-RJ (Metrô: Estação Carioca)
Data: de 20 a 24 de outubro (terça a sábado)
Horário: das 14h às 18h (20 horas de duração)
Público alvo: professores
Inscrições por email: cineduc@alternex.com.br
Máximo de 40 participantes